Meu primeiro Website (Parte 3 - Traduzindo a interface Administrativa)

sex, dez 29, 2017 - 15:39

0 Comentários

Neste novo artigo será abordado o conceito de Multi-Linguas, iremos aplicar a tradução para todas as interfaces presentes em nossa distribuição afim de facilitar a navegação para o usuário final e administradores do sistema.

O que você não verá aqui:

  • Instalação do Drupal e Configuração avançada de módulos.

Para fins didáticos não farei a instalação do Drupal já internacionalizada porque assim estaríamos pulando diversos passos importantes para quem ainda não conhece.

Primeiro passo - Módulos de internacionalização

A primeira coisa que devemos fazer é instalar o módulo l10n_update. Este módulo é responsável por trazer as traduções do repositório oficial de idiomas do Drupal que está hospedado em: http://localize.drupal.org

Para instalar digite na linha de comando do acquia dev desktop, o comando "drush dl l10n_update."

Para habilitá-lo acesse admin/modules e procure pelo módulo Localization update, ou digite o comando drush en l10n_update.

Após a instalar e habilitar o módulo siga os seguintes passos:

  • Acesse a página /admin/config/regional/language;
  • Clique no link add language;
  • No campo language name, selecione Portuguese, Brazil (Português);
  • Antes de clicar em add language veja o que existe dentro do agrupamento custom language neste local você poderá criar um idioma que não esteja na lista acima;
  • Após adicionar o idioma pt-br perceba que o Drupal em conjunto com o módulo l10n_update está baixando traduções para os módulos ativos, após isto, você será encaminhado para a página anterior;

Updating translation

  • Veja agora que na página de idiomas foi adicionado o portuguese, Brazil e para deixá-lo padrão basta marcá-lo como default e salvar. Feito isso, veja que toda administração se converteu para a nova língua.

Segundo passo - Configurando o acesso multi-idioma para o usuário final

Adicionado o idioma que você deseja agora é preciso habilitar o mesmo para seus usuários. Por padrão o Drupal possui um bloco onde tem o switch de idiomas, porém o mesmo é muito feio por não mostrar as bandeiras.

Para resolver isso será necessário instalar o módulo language icons, use o comando "drush dl languageicons" 

e habilete-o com o comando "drush en languageicons"

Após ativá-lo vá para página de blocos do Drupal, /admin/structure/block.

Procure pelo bloco chamado Alternador de idiomas (Texto da interface de usuário).

Na coluna região selecione uma região para esse bloco aparecer, para melhor visibilidade coloque ele no aside, após salvar vá até a página inicial (home).

Clique no link dos idiomas e perceba que será colocado um prefixo logo após o domínio e toda vez que trocar o idioma, o prefixo será alterado, note que os idiomas estão quebrados na tela inicial pois não possuem nenhum estilo (CSS3) aplicado, para isso iremos aplicar um estilo nos próximos artigos afim de corrigir este problema.

Quarto e último passo - Cadastrando conteúdos multi-idiomas

Antes de iniciarmos o cadastro de conteúdos em outros idiomas precisamos fazer um ajuste nas propriedades dos nossos tipos de conteúdo. Como exemplo vamos fazer essa alteração no tipo de conteúdo padrão chamado artigo (article).

Siga os passos a seguir:

  • Acesse admin/structure/types/manage/article;
  • Vá na aba vertical: Opções de publicação;
  • Procure pela opção suporte a múltiplus idiomas e marque a terceira opção, Ativo, com tradução;
  • Feito esse ajuste vá em node/add/article;
  • Preencha os campos de conteúdo e antes de submeter veja que agora existe um novo campo chamadoidioma. No nosso caso vamos adicionar primeiro o idioma padrão, então selecione português;

Aba traduzir

  • Feito o cadastro você será encaminhado para o conteúdo, perceba que agora surgiu uma nova aba chamada Traduzir clique nela;
  • O Drupal irá dizer que este node ainda não possui tradução, para traduzi-lo clique em adicionar tradução;

Adicionar tradução

  • Nesse momento enquanto estiver cadastrando o conteúdo inglês não é necessário marcar o idioma pois ele já veio marcado. Cadastre normalmente e clique em salvar;
  • Agora para verificar se está funcionando o multi-idioma basta acessar o conteúdo e trocar de idioma.

O que foi apresentado aqui é somente a ponta do iceberg, mas já permite que você crie um site pessoal com multi-idioma ativo.

Nos próximos artigos irei abordar um pouco melhor as funcionalidades básicas do drupal sobre como adicionar, editar, excluir conteúdos, estruturas de blocos, temas e iremos começar a modificar a "Cara" de nossa distribuição.

About the Author

Foto de vitorgrillo

Atualmente estudante de Análise de Sistemas pela Pontíficia Universidade Católica de Campinas, possui grande experiência em Desenvolvimento de aplicações web utilizando CMS (Drupal, WordPress), versionamento de códigos (Git, SVN), aplicações mobile, design gráfico utilizando ferramentas de mercado como Photoshop, Corel Draw e a utilização das ferramentas de análise de dados e comercial como Google Analytics, Adwords. Dois anos de experiência em projetos de empresas de pequeno e grande porte.

Comentários (0)

Desenvolvido por Vitor Grillo