Os tipos de plugins WordPress. Você conhece todos eles?

qui, dez 14, 2017 - 21:13

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Os tipos de plugins WordPress não são totalmente conhecidos pelos desenvolvedores e arquitetos de soluções baseadas na plataforma.

Os tipos de plugins WordPress não são totalmente conhecidos pelos desenvolvedores e arquitetos de soluções baseadas na plataforma.

Esse conhecimento é necessário para empregar o melhor desenho e alcance dos objetivos de negócios do projeto.

Considerando que os plugins agregam ou modificam funcionalidades do WP, é importante conhecer os tipos de disponíveis e, assim, conseguirmos ir além nas personalizações.

Sobre o universo de plugins do WordPress

No diretório de plugins do WordPress.org há cerca de 50 mil opções disponíveis dos mais variados tipos.

Eles adicionam incríveis funcionalidades ao core da plataforma e a elevam ao nível desejado do seu projeto.

Os plugins são criados e mantidos por desenvolvedores independentes ou empresas com negócios estratégicos por trás.

Somente os plugins gratuitos estão disponíveis no diretório oficial, já as opções pagas estão espalhadas pelo globo nos sites de vendas.

Você acredita que temos um total de nove modelos? Pois creia. E podemos ter até mais com base no tipo de análise e considerações para o cálculo.

Os tipos de plugins WordPress

Você pode desenvolver e disponibilizar gratuitamente no diretório oficial ou vender a solução em seu site.

Neste caso estamos falando de dois tipos: o gratuito e o comercial.

O plugin, ao contrário de se ancorar somente no core da plataforma, também pode intervir no núcleo de outro.

Esse tipo de plugin chamamos de Add-on, aquele que implementa novas funcionalidades em outro plugin.

Há dois tipos de plugins WordPress clássicos. O plugin para site específico ou para uma rede de sites.

Embora qualquer plugin possa ser ativado na rede, em algumas situações ele precisa considerar esse tipo de instalação do WordPress e ser desenvolvido com o mesmo foco.

Há funções específicas para a rede de sites. A lógica e o modo de pensar o desenvolvimento precisa ser mais abrangente e flexível.

Há um tipo de plugin WordPress que poucos conhecem. É o tipo “Must-Use“.

Plugins “Must-Use” são utilizados somente em instalações multi site. Eles devem ficar na pasta “mu-plugins” e não precisam ser ativados.

Sua existência na referida pasta já é o suficiente para o WordPress reconhecê-lo e aplicá-lo em toda rede.

Em resumo, falamos sobre os seguintes tipos de plugins WordPress:

  1. Gratuito;
  2. Comercial;
  3. Add-on;
  4. Site específico;
  5. Multisite;
  6. Must-Use.

Se considerarmos que os tipos Site específico, Multisite e Must-Use podem ser gratuito, comercial ou add-on, estamos falando de nove tipos de plugins WordPress.

Quantos tipos de plugins WordPress você conhece?

Sobre os tipos gratuito e comercial

A base de plugins gratuitos no diretório oficial do WordPress.org tem sucesso em seus números.

São praticamente 50 mil opções. Mais de um bilhão de downloads. Milhões de plugins ativos em uso diário.

Os plugins gratuitos são enviados e mantidos no diretório por desenvolvedores ou empresas.

Os desenvolvedores contribuem por uma série de motivos: paixão pela plataforma, desejo de contribuir conquistar reconhecimento, gerar negócios e oportunidades, entre outros.

O grande desafio que eles enfrentam é manter os códigos atualizados, dar suporte e evoluir a solução. Algumas pessoas contribuem com doação aos desenvolvedores, mas é um prática pouco usual no Brasil, infelizmente.

Essas doações aos desenvolvedores são importantes para motivação e ajuda de custo. Afinal esse trabalho consome tempo e esforço. Uma ajuda financeira é sempre bem-vinda.

Já os plugins comerciais se beneficiam de um amplo ecossistema. O WordPress tem mais de 27% de participação de mercado mundial.

Estamos falando de mais de um quarto da internet mundial. Todo empreendedor, empresa e negócio reconhecem facilmente esses números e seu potencial.

No entanto, o tipo de plugin comercial não pode ser vendido no diretório oficial da plataforma. Somente em sites externos e de responsabilidade da empresa que desenvolve plugins WordPress.

A estratégia que muitos tem adotado é o modelo de negócio Freemium. Assim é disponibilizado uma versão gratuita e complementos pagos são ofertados para a base conquistada.

Com esse modelo a venda dos tipos de plugins que chamamos de Add-on se encaixam perfeitamente.

Cada Add-on é vendido para complementar funcionalidades a um tipo de plugin gratuito.

Sobre os tipos principais de plugins WordPress

Plugin WordPress “Must-use”. Você já ouviu falar sobre esse tipo?

Plugin para site específico, plugin para Multisite e plugin “Must-use” são os três tipos principais de plugins WordPress.

Com absoluta certeza, neste exato momento você está utilizando algum dos desses tipos. É desconhecido uma instalação WordPress sem o uso de nenhum plugin.

Sobre a instalação e ativação dos tipos de plugins

A pasta /wp-content/plugins armazenam todos os plugins WordPress da instalação. Nesse endereço estarão os tipos Site específico e Multisite.

O conceito de instalar um plugin significa simplesmente colocá-lo na pasta. Já a ativação, ou seja, colocá-lo de fato em uso, precisa ser feita na administração.

Plugins do tipo Site específico são ativados no site desejado pelos usuários com a função Administrador.

Plugins do tipo Multisite são ativados na administração da rede de sites pelos usuários com a função de Super admin.

O tipo “Must-use”, ao contrário dos demais, precisa ser armazenado na pasta /wp-content/mu-plugins. MU vem de Multi User.

Esse tipo de plugin WordPress não requer ativação. É um tipo especial. É preciso simplesmente colocar o arquivo na pasta. Ele ficará ativo em toda a rede de sites e ficará oculto da listagem de plugins no painel.

Conclusão

O poder de extensibilidade da plataforma é incrível, por isso é importante conhecer e fazer uso de forma estratégica dos tipos de plugins WordPress.

Cada necessidade de projeto pode ser encaixada e fazer uso de algum dos tipos aqui apresentados.

About the Author

Foto de vitorgrillo

Atualmente estudante de Análise de Sistemas pela Pontíficia Universidade Católica de Campinas, possui grande experiência em Desenvolvimento de aplicações web utilizando CMS (Drupal, WordPress), versionamento de códigos (Git, SVN), aplicações mobile, design gráfico utilizando ferramentas de mercado como Photoshop, Corel Draw e a utilização das ferramentas de análise de dados e comercial como Google Analytics, Adwords. Dois anos de experiência em projetos de empresas de pequeno e grande porte.

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